Chicago

Para acompanhar a letra clique no desenho da folha dentro do player. Para assistir os vídeos disponíveis veja se a câmera dentro do player aparece e clique nela. Para ouvir as músicas na ordem original, clique em Ordenação original.. Divirta-se com as nossas rádios on line.


 

Chicago
Chicagothebandmillbrook lar.jpg
A banda em concerto, 2004
Informação geral
Origem Chicago, Illinois
País  Estados Unidos
Gêneros Jazz Fusion, Rock Progressivo, Soft Rock
Período em atividade 1967 - atualmente
Gravadora(s) Columbia Records, Warner Bros. e Rhino Records
Página oficial

www.ChicagoTheBand.com

Nossa História

Integrantes
Robert Lamm
James Pankow
Lee Loughnane
Walter Parazaider
Bill Champlin
Jason Scheff
Tris Imboden
Keith Howland
Ex-integrantes
Terry Kath, Peter Cetera, Danny Seraphine, Laudir DeOliveira, Donnie Dacus, Chris Pinnick, Dawayne Bailey
 
Breve Histórico:
O grupo Chicago é uma das bandas norte-americanas mais populares da história do rock'n roll, só perdendo quando comparados aos Beach Boys.
A banda começou com uma carga política e depois se mudou para um som predominantemente suave, tornando-se famosa por produzir uma série de baladas de sucesso nos anos 70 e 80.
Eles já venderam mais de 120 milhões de álbuns em todo o mundo, tendo recebido 22 discos de ouro, 18 de prata e 8 discos de platina. 
O grupo foi formado em 1967 na cidade da qual acabou por retirar o seu nome. A formação inicial do grupo, inicialmente chamado de The Big Thing, incluía Walter Parazaider no saxofone, Lee Loughnane no trompete, Terry Kath na guitarra e voz, Danny Seraphine na bateria, James Pankow no trombone e Robert Lamm no orgão e voz. No começo, a banda não tinha baixista, mas em Dezembro de 1967 o baixista e vocalista Peter Cetera junta-se a eles vindo da banda rival The Exceptions.
Sob a orientação do empresário e produtor James William Guercio, que inicialmente tinha dado à banda o nome deCHICAGO TRANSIT AUTHORITY (nome que teve depois de ser reduzido porque o Departamento de Trânsito de Chicago não autorizou o uso do nome), a banda muda-se para Los Angeles e assina com a gravadora Columbia Records.
Em 1969, é editado o seu álbum de estréia, 'Chicago Transit Authority', que vende mais de dois milhões de cópias e coloca quatro singles nas paradas musicais, fato que se repetiria ao longo da sua carreira e dos álbuns seguintes, cada um deles com uma ligeira variação na capa, na qual, ao lado do logotipo da banda, era acrescentada a numeração do respectivo disco.
A música do Chicago era uma mistura de estilos, desde o rock, até à pop ligeira, incorporando elementos do jazz e música clássica. Mas depois do tema de Cetera 'If You Leave Me Now' se tornar disco de ouro e chegar ao primeiro lugar das paradas em 1976, o grupo começa a compor mais baladas românticas.
Após a morte de Terry Kath em 23 de Janeiro de 1978, ocorrido por um acidente com arma de fogo, o Chicago entra em declínio, com fatos como o aumento do consumo de drogas entre seus integrantes e a crise gerada pela descoberta de graves informações sobre James William Guercio, seu empresário - entre elas, a de que ele estaria roubando a banda, terminando em sua demissão. 
A banda tentou entrar na era da Disco Music lançando o single Street Player, composição de Danny Seraphine e David Hawk Wolinsky, produção de Phil Ramone e participação do trumpetista canadense Maynad Ferguson e do percussionista brasileiro Ayrto Moreira. Mas o álbum não vendeu muito bem e eles receberam um ultimato da gravadora CBS: se não conseguissem atingir o número de vendas desejado no álbum seguinte, seriam demitidos. Então, mudaram seu estilo radicalmente para um rock mais pesado no álbum Chicago 14 (1980), convidando o guitarrista Chris Pinnick - que soava assustadoramente como Terry Kath, segundo James Pankow -, mas os esforços de nada adiantaram. O álbum foi fracasso de vendas e o Chicago foi demitido, assinando em seguida com a gravadora Warner Brothers.
Nasce então a fase de baladas do Chicago, com o álbum Chicago 16, de 1982, e sua faixa mais famosa, Hard to Say I?m Sorry, composição da dupla Peter Cetera / David Foster, que renderia outras várias composições de sucesso tanto para o Chicago quanto para a carreira solo de Peter Cetera, anos mais tarde. O álbum vendeu um milhão de cópias e colocou a banda de volta às paradas de sucesso.
Peter se desligou da banda em 1985, realizando um sonho acalentado há tempos : seguir carreira solo. Peter já tinha lançado um álbum solo em 1980, já na nova gravadora, Warner. Mas ele suspeita que a gravadora boicotou o álbum para não prejudicar e ofuscar a banda.
Lançaram em 2006 o álbum Chicago XXX, pela Rhino Records, uma subdivisão da Warner Bros. A Rhino também relançou versões remasterizadas da maioria de seus álbuns, com acréscimo de faixas inéditas, que foram gravadas na época dos ábuns mas não entraram na edição original.