Toque no Altar

Clique no play para escutar as músicas ou no menu para mais opções.

Biografia de Toque No Altar

No final de 2001, integrantes foram contratados pelo pastor Marcus Gregório para a formação de um grupo musical de tempo integral à instituição religiosa Ministério Apascentar. O conjunto lançou em 2003 o álbum Toque no Altar, que junto com o álbum que seria lançado no mês seguinte renderia dez indicações no maior prêmio da música cristã brasileira daquela época, o Troféu Talento de 2005.

Em novembro daquele ano, Marcus Gregório iniciou uma campanha no Ministério Apascentar, e quem participaria ganharia um CD do grupo com duas faixas. Entretanto, com um repertório pronto, lançaram a obra musical Restituição. Este tornou-se o disco mais notório da banda.

Em março de 2005 foi lançado o segundo álbum temático, intitulado Deus de Promessas, formado por faixas inéditas de estúdio e duas canções gravadas ao vivo. O repertório foi escrito por Davi Sacer, Verônica Sacer e Ronald Fonseca, enquanto a produção musical esteve a cargo de Ronald e Davi.[5] No mesmo ano a música "Restitui" foi escolhida como a música do ano no Troféu Talento, e no dia 8 de novembro fizeram a gravação do primeiro DVD no Olympia, em São Paulo, com as músicas dos trabalhos Toque no Altar e Restituição com participações especiais do Raiz Coral. O DVD foi dirigido por Hugo Pessoa.

No início de 2006 ganharam novamente no Troféu Talento com "Deus de Promessas", que foi escolhida como a música do ano. No dia 1 de maio de 2006 foi lançado o último CD de canções inéditas do Toque no Altar, o álbum de estúdio Olha pra Mim.Este disco deu foco aos arranjos de orquestra e se focou na parceria entre Luiz Arcanjo e Davi Sacer na maioria das músicas. É considerado por parte da crítica e de alguns músicos do grupo, o melhor álbum do Toque no Altar.

O último trabalho antes da divisão foi a gravação do CD e DVD Deus de Promessas Ao Vivo, em outubro de 2006, após o álbum Olha pra Mim, no Claro Hall, na cidade do Rio de Janeiro. A gravação era esperada pelo público, os ingressos se esgotaram dez dias antes do evento. Na gravação, o público estimado era de dez mil pessoas, surpreendendo a administração local. A música "Olha pra mim" foi escolhida a música do ano de 2007 pelo Troféu Talento.

Nesta época, o grupo preparava um novo disco de inéditas, cujo título se tornaria Marca da Promessa. No entanto, em dezembro de 2006, Luiz Arcanjo, Davi Sacer, Ronald Fonseca, Verônica Sacer, Deco Rodrigues, Isaac Ramos e André Mattos saem do grupo, formando o Trazendo a Arca, após discordarem da criação da gravadora Toque no Altar Music, decisão tomada por Marcus Gregório, segundo os membros do grupo, sem qualquer consulta aos músicos.

2009–2011: Reconciliações

Em 2009, o grupo perde o nome na justiça por causa de um processo envolvendo o grupo e o Trazendo a Arca. Por conta disso, a banda adota o nome Apascentar de Louvor em seus registros posteriores. Ainda naquele ano, os grupos se reconciliam e encerram a disputa judicial resultante em 22 processos.

Em maio de 2010, Davi Sacer e Verônica Sacer deixam o Trazendo a Arca. Nesta época, os dois eram membros novamente da igreja Apascentar. Por esta ocasião, foram convidados para gravarem o registro sucessor do grupo. Em dezembro de 2011 foi lançado Ao Deus das Causas Impossíveis.