Zizi Possi

Para acompanhar a letra clique no desenho da folha dentro do player. Para assistir os vídeos disponíveis veja se a câmera dentro do player está aparecendo e clique nela. Para ouvir as músicas na sequência original ou seja, do primeiro ao último lugar clique em Ordenação original.


 

Zizi Possi
Informação geral
Nome completo Maria Izildinha Possi
Nascimento 28 de março de 1956 (56 anos)
Origem São PauloSão Paulo
País  Brasil
Gêneros MPBpopacústicorock progressivo
Ocupação cantoracompositora
Instrumentos Vocalpiano
Extensão vocal Meio-soprano
Período em atividade 1978 - presente
Afiliações Edu LoboJoão BoscoIvan Lins,Alceu ValençaLuiza Possi
Página oficial Zizi Possi

 

Zizi Possi

Zizi Possi

Foto: Mário Luiz Thompson

Zizi é o exemplo de uma cantora que toma as rédeas de sua carreira e se dá bem. Apareceu no cenário musical no final dos anos 70 através da música "Pedaço de Mim", mostrando uma bela voz e uma sensibilidade interessante.

Na década de 80 teve sua fase pop onde até emplacou algumas músicas nas paradas de sucesso. Mas Zizi sabia que poderia fazer mais e melhor. E fez. Deu uma guinada radical e resolveu assumir os riscos de bancar um projeto que fugia do padrão mercadológico vigente. O resultado desta virada foi o disco "Sobre Todas as Coisas", um trabalho de repertório belíssimo, com arranjos enxutos e músicos extremamente competentes. Uma banda mínima com um som enorme!!

A partir daí Zizi começou a delimitar um espaço musical valioso. Voltou a ser ouvida e respeitada por um público seleto e crítico. Virou referência, tanto pela ousadia, como pela capacidade. Lançou um CD após o outro com esta preocupação de cantar o melhor da música brasileira. Fez regravações e ainda cantou músicas inéditas de compositores ainda pouco conhecidos. Sucesso absoluto de crítica .

Mais uma vez Zizi resolve girar a roda de sua vida e muda radicalmente o estilo. Agora canta em italiano. Assume a sua origem mediterrânea e seu CD  "Per Amore" vende mais de 600 mil cópias. Caiu no gosto popular. É cantada por jovens e velhos, tornando-se também um sucesso de público. "O disco Passione", lançado em 1998,   também com músicas italianas, segue a mesma tendência.

Olhando para trás e vendo tudo que Zizi Possi fez e aconteceu é difícil imaginar qual será seu próximo passo...que mudança, que novo rumo ela dará em sua carreira...o que sobra para quem gosta de música é esperar e pagar para ver. Com certeza essa intérprete ainda não mostrou tudo que pode fazer. Essa mulher danada ainda deve ter mais cartas na manga...

Tatiana Rocha